DEATHCLEAN – A Acumulação Compulsiva Agrava com a Idade?

A perturbação da acumulação compulsiva (Síndrome de Diógenes) é definida como uma dificuldade persistente em desfazer-se de objetos. A pessoa que sofre deste transtorno sente uma forte necessidade de adquirir e guardar objetos, ficando muito angustiada quando é forçada a desfazer-se deles ou até mesmo quando pensa em se desfazer deles. Esta dificuldade resulta na acumulação de diversos objetos, comprometendo significativamente a utilização da sua própria habitação, causando assim prejuízos funcionais, assim como graves problemas de saúde.

Portanto, a acumulação compulsiva não é um problema de casa ou de coisas, mas sim um problema psicológico.

É referido na literatura que a grande maioria dos casos de acumulação são sinalizados em idosos, no entanto, esta perturbação atinge pessoas de diferentes idades, inclusive jovens.

Talvez por as tendências de acumulação se intensificarem à medida que o acumulador envelhece, existem mais casos descobertos em idosos. Embora a idade possa desempenhar um papel na progressão dos comportamentos de acumulação, há vários fatores que contribuem para este fenómeno:

CARACTERÍSTICAS DA IDADE:

O envelhecimento do acumulador gera outro tipo de constrangimentos/dificuldades ao nível de demência, esquecimentos e faz com que comprem os mesmos itens várias vezes para casa, por exemplo. As pessoas mais velhas também têm o tempo mais livre, passando mais tempo em casa, tendo mais oportunidade de acumular.

MAIOR APEGO AOS OBJECTOS:

Pessoas idosas já viveram muitos anos, acumularam uma vida inteira de objetos, cada um com o seu significado e valor sentimental, contribuindo para comportamentos mais compulsivos no que respeita a manter os objetos. O apego emocional amplia a relutância em desfazer-se do lixo, contribuindo para o agravamento dos comportamentos de acumulação.

SAÚDE E MOBILIDADE:

Os problemas de saúde física e de mobilidade acompanham o envelhecimento e são fatores que podem dificultar a capacidade de arrumar e organizar, originando um ambiente mais desorganizado e intensificando a acumulação.

ISOLAMENTO E SOLIDÃO:

Os idosos podem sentir-se isolados ou solitários, o que leva a um maior apego aos bens como fontes de conforto. Esta dependência emocional dos objetos pode contribuir para o agravamento dos comportamentos de acumulação.

ALTERAÇÕES COGNITIVAS:

As alterações cognitivas relacionadas com a idade podem afetar a tomada de decisões e as capacidades de organização. Estas alterações cognitivas podem influenciar os comportamentos de acumulação e levar a uma maior acumulação de objetos.

PROCURAR AJUDA:

É importante notar que a acumulação pode ser influenciada por uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e ambientais, que podem ou não se intensificar com a idade. A intervenção precoce e o apoio profissional são essenciais para lidar com a acumulação, independentemente da idade. Os acumuladores por serem tão assertivos nos seus comportamentos, de uma forma geral, são os familiares que os incentivam a procurar ajuda e que se veem abraçados com um grave problema: A LIMPEZA DA HABITAÇÃO E REMOÇÃO DO LIXO.

O acumulador continuará a viver e precisará de uma casa que apresente condições salubres e de espaço para poder morar, sem que surjam acidentes.

A DEATHCLEAN é a empresa indicada para resolver este problema. Atende estes casos desde 2008, especializada e certificada na limpeza e desinfeção de locais de risco biológico, como é o caso de habitações com acumulação compulsiva. A sua vasta experiência permite oferece ao cliente:

  • A garantia da remoção de todos os resíduos acumulados, de forma profissional e sem causar danos a terceiros;
  • A resolução do problema com os resíduos, assumindo-se como total responsável sobre todos os objetos removidos, dando-lhe o devido encaminhado legal, com entrega num operador de gestão de resíduos devidamente licenciado;
  • Um atendimento profissional, cuidado e sigiloso durante todo o processo;
  • Trabalhando de forma humana e respeitando a integridade do acumulador, todos os resíduos removidos da habitação são devidamente acondicionados, não permitindo assim que terceiros tenham conhecimento dos itens que se encontravam no local.

Se estiver a enfrentar desafios relacionados com a acumulação, nunca é demasiado tarde para procurar ajuda. Contacte a DEATHCLEAN, será acolhido por uma empresa que além de efetuar a limpeza e remoção de todos os resíduos, compreende o que é a perturbação da acumulação compulsiva não fazendo qualquer julgamento sobre as condições em que o acumulador vive.

Saiba mais em : DEATHCLEAN

Consulte mais artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

PALAVRAS-CHAVE: Acumulação Compulsiva, Perturbação, Apego, Síndrome de Diógenes, Acumulação de Lixo, Resíduos, Limpeza Especializada, DEATHCLEAN, Risco Biológico, Problemas de Saúde, Saúde Pública.