DEATHCLEAN – A Importância de não Efetuar a Limpeza de um Local onde um Ente Querido foi Assassinado

Apesar de nos parecer óbvio que a limpeza de um local onde ocorreu um homicídio não deve ser realizada por familiares ou amigos, isto acontece. O que nos leva a crer que ainda existe pouca consciência sobre o quanto traumático é limpar os vestígios deste acontecimento.

A morte de uma pessoa próxima evoca uma taxa de stress elevada. Quando alguém é assassinado, a morte é súbita, violenta e definitiva e na grande maioria dos casos incompreensível. Embora os familiares e pessoas próximas da vítima possam não ter estado presentes durante o crime, o seu mundo muda a partir deste momento, sendo um choque tremendo lidar com esta forma injusta e repentina da morte do seu ente querido.

Apesar de o luto ser vivido de forma diferente em cada pessoa, o mesmo é inevitavelmente vivenciado por todos os que têm carinho pela vítima.

Quando o evento ocorre e é do conhecimento dos familiares, existe uma fase de choque inicial, onde a grande maioria dos familiares tenta proteger os que são mais próximos da vítima. Esta forma de proteção é muitas vezes a de assumir algumas responsabilidades, como o tratamento do funeral e a limpeza do local onde ocorreu o homicídio, que na grande maioria dos casos de violência doméstica acontece dentro de casa.

Existe uma forte tendência em resolver rapidamente o problema da limpeza dos vestígios da morte para terminar com o sofrimento, para apagar o que se passou, mas para quem limpa, isto só irá avivar ainda mais este momento na memória. Não efetue a limpeza de um local onde ocorreu um homicídio, está a expor-se ao trauma, irá afetar a sua saúde mental.

A DEATHCLEAN é uma empresa portuguesa que surgiu em 2008 e que inovou o mercado nacional com um conceito único de limpeza, criando este serviço de limpeza de locais onde ocorreram homicídios e outros que estejam contaminados com sangue e outros fluidos corporais. Certificada e especializada em intervir em locais de risco biológico, tornou-se uma empresa de renome por contribuir ativamente para a promoção da saúde em Portugal, com um reconhecimento notório de diversas entidades reguladoras do setor.

Pioneira e inovadora no que respeita às suas certificações únicas adquiridas nos Estados Unidos da América e na Europa, mantém-se atualmente como a única empresa europeia a possuir tais prestigiadas distinções acreditadas internacionalmente por entidade reguladora.

Não contrate uma empresa convencional! Entenda que a limpeza destes espaços é extremamente difícil e minuciosa. Apenas a DEATHCLEAN com as suas valências garante, com sucesso, a limpeza e desinfeção destes locais.

Após a resolução do funeral e da limpeza, existe um “acalmar” da situação, um momento em que dá lugar à dor, instalando-se um profundo sentimento de tristeza, portanto, uma tomada de conhecimento mais profunda de que a vítima faleceu. Isto gera comportamentos como chorar frequentemente e altera bastante a parte emocional, causando até sentimentos de raiva.

A raiva é uma reação muito compreensível quando um amigo ou familiar é brutalmente assassinado. Um profundo desejo de justiça pode tornar-se o foco total. É muito importante libertar os sentimentos menos bons, como a raiva, neste processo de tudo.

O luto pode ser um processo longo e doloroso, mas pode ser gerido com a ajuda de amigos, familiares e/ou apoio externo. A procura de apoio psicológico é essencial para ajudar a lidar com a perda.

Saiba mais em : DEATHCLEAN

Consulte mais artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

PALAVRAS-CHAVE: Limpeza; Desinfeção; Homicídio; Morte; Pós-morte; Vítima; Violência; Crime; Trauma; DEATHCLEAN; Risco Biológico;  Contaminação.