A verdade sobre a limpeza e desinfeção – Coronavírus SARS-CoV-2

A pandemia mundial instalou-se, voraz, impiedosa, célere…não escolhe raças, crenças, religiões ou extrato social, ataca de forma indiscriminada e apenas uma ação global sincronizada poderá desacelerar o contágio para que ganhemos tempo, tempo vital para o desenvolvimento de formas de tratamento e vacina para combater de forma eficaz a doença. Estamos por isto, e muito mais, a viver um cenário nunca dantes visto, num clima de incerteza em vários planos, quer seja físico, psicológico ou económico onde observamos a natureza humana, de forma individual, revelando o pior e o melhor que há nos nossos comportamentos.

A DEATHCLEAN é uma empresa nacional especializada e devidamente acreditada internacionalmente para intervir em situações de Risco Biológico, que inclui intervenções para a limpeza e desinfeção (descontaminação) de locais contaminados ou com suspeita de contaminação por Coroanvírus (SARS-CoV-2). Nascemos em 2008, oferendo um serviço pioneiro e inovador, a correta, especializada e profissional intervenção em locais contaminados ou com suspeita de contaminação por agentes biológicos (vírus, bactérias e fungos).

A DEATHCLEAN sempre lutou pela divulgação e sensibilização da importância da correta limpeza e desinfeção de locais de Risco Biológico, procurando os seus objetivos com sucesso, sem nunca perder a conduta moral e ética que sempre pautou a DEATHCLEAN . Durante toda a nossa existência desenvolvemos trabalho nos mais diversos cenários e situações, encontrando muito mais do que microrganismos patogénicos ou atmosferas contaminadas, encontrámos emoções humanas, que apresentam um estado de espírito de pesar, desolação, incerteza e onde nós, tentamos equilibrar pelas nossas ações, técnicas e humanas, transmitindo esperança na reposição da normalidade na vida dos nossos clientes.

Observamos por estes dias, a aceleração de ações e medidas na área da limpeza e desinfeção, sem escrúpulos, desprovidas de conhecimento técnico e científico, mas sobretudo vestidas de imoralidade e irresponsabilidade, anunciando soluções milagrosas, vendendo falsas promessas de qualidade e durabilidade. A DEATHCLEAN repudia de forma veemente este tipo de postura do tecido empresarial em Portugal, independentemente que tal aconteça de forma deliberada ou não, nunca pode ser desculpa para atos irresponsáveis e criminosos. A vida humana não deve ser tratada de forma leviana!

Para concluir, façamos um paralelo comparativo do perigo de declarar conhecimento e certificação numa área que não temos: Você confiaria a sua saúde e procurava um médico veterinário para receber tratamento? Repare que ele também entende de saúde, estudou e teve formação, tal como um médico é igualmente bom profissional e pode administrar fármacos para tratar sintomas e curar doenças! É relativamente mais barato, porque não arriscar? Não faria tal coisa pois não? Claro que não, pois por mais boa intenção que tenha ele continuará a ser um veterinário, e fará o que aprendeu e treinou ou então ele faria o mais sensato e recusaria efetuar algo que não sabe e que poderia até causar mais maleita que benefício. Ora isto é exatamente o que está a acontecer na nossa sociedade, empresas a publicitarem serviços que eliminam o novo coronavírus (SARS-CoV-2) sem terem qualquer conhecimento ou formação de como o executarem, colocando em risco milhares de pessoas! Fazem promessas, criam certificados, espalham produtos…E onde estavam há 2 meses atrás? Onde está a sua formação? Onde está a sua certificação? Ter experiência em limpezas domésticas ou em desinfestação não faz delas especialistas em desinfeção e na eliminação de agentes biológicos, como neste caso do novo coronavírus. Tal como no exemplo anterior, iria ao veterinário para tratar da sua saúde? Também é médico e tem anos de experiência…mas com animais e não com humanos.

Uma empresa de limpeza doméstica ou de desinfestação – controlo de pragas (pest control), não tem nenhuma experiência, formação e nem treino para lidar com cenários de Risco Biológico, não sabe reconhecer os riscos nem como mitigá-los, não sabe recolher, conter e encaminhar os resíduos biológicos corretamente, respeitando todo a legislação em vigor e muito menos deve apresentar-se de forma caluniosa e irresponsável aos seus clientes, não há fórmulas mágicas, nem produtos que durem numa superfície com a eficácia que anunciam…! A vida humana não deve ser tratada de forma leviana! Sejam responsáveis!

Saiba mais em: DEATHCLEAN

PALAVRAS-CHAVE: COVID-19; SARS-CoV-2; Coronavírus; Empresa; Controlo; Deathclean; Limpeza; Desinfeção; Descontaminação; Desinfestação; Controlo de pragas; Risco biológico