DEATHCLEAN – Curiosidade: O que é uma Autópsia?

Uma autópsia também conhecida como exame cadavérico, é um procedimento cirúrgico especializado utilizado para determinar a causa e a forma da morte, avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente.

Um médico legista certificado executa uma autópsia para determinar a causa e a forma da morte quando esta não pode ser determinada por outros meios (por exemplo registos médicos). A causa de morte é a razão médica que explica a morte de um doente, o modo de morte são as circunstâncias que envolvem a morte.

O que é feito durante uma autópsia?

Durante uma autópsia o médico legista efetua o estudo do corpo com o objetivo de determinar a causa e circunstâncias da morte, como em situações de mortes violentas ou quando é preciso identificar cadáveres ou restos de corpo humano.

O processo começa com uma inspeção externa do corpo, onde irá procurar lesões visíveis e sinais de doença, o exame posterior pode incluir um estudo dos órgãos internos, um exame microscópico de amostras de tecido ou uma avaliação do abuso de substâncias.

A avaliação de abuso de substâncias envolve normalmente um relatório toxicológico completo para toxinas ou drogas, bem como uma tomografia computorizada (TC) ou um raio-X, quando necessário.

As autópsias são sempre necessárias?

As autópsias são necessárias na maioria das situações, incluindo quando ocorre uma morte inesperada ou imprevista, quando a morte é causada por um ato criminoso ou quando se suspeita de negligência médica. São extremamente úteis para ajudar a determinar a causa da morte quando esta não pode ser determinada por outros meios.

Onde são efetuadas as autópsias?

As autópsias médico-legais são feitas nos Serviços de Clínica e Patologia Forense das Delegações de Lisboa, Porto e Coimbra ou nos 27 Gabinetes Médico-Legais e Forenses do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).

Após diversos estudos e análises realizadas junto de entidades internacionais, é evidente que o contacto com cadáveres e o trabalho desenvolvido nas salas de autópsias, apresentam potenciais riscos associados a microrganismos patogénicos, que podem estar presentes no sangue e nos tecidos humanos, sendo considerados locais de risco biológico.

A DEATHCLEAN é a única empresa em Portugal especializada, certificada e legalizada para intervir na limpeza e desinfeção de locais contaminados de risco biológico, cumprindo a legislação em vigor. Garantindo a segurança e saúde desses locais, evitando o risco de contágio dos trabalhadores, assim como a total limpeza e desinfeção de acordo com os parâmetros legais e técnicas essenciais para o sucesso da eliminação dos agentes patogénicos.

Portanto, estas limpezas não devem ser levadas a cabo por qualquer outra empresa de limpeza doméstica convencional, deverá ser efetuada por uma empresa especializada como a DEATHCLEAN.

Saiba mais em : DEATHCLEAN

Consulte mais artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

PALAVRAS-CHAVE: Autópsia; INML; Gabinetes Médico-Legais; Medico Legista; Cadáveres; Morte; Crime; Negligência; Doença; Agentes Patogénicos; Desinfeção; Limpeza.