DEATHCLEAN – Em que Situações é Necessária uma Limpeza Especializada de Risco Biológico?

Os riscos biológicos ocorrem por meio de microrganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças, são exemplos desses riscos as bactérias, vírus, fungos, protozoários, parasitas entre outros.

A necessidade de uma limpeza onde existe risco biológico depende geralmente do contexto e das circunstâncias específicas envolvidas, normalmente é necessária em situações em que existe um risco significativo de exposição a resíduos infeciosos ou quando regulamentos ou diretrizes específicas o exigem.

Apresentamos alguns exemplos de situações, onde será necessário efetuar uma limpeza especializada, por o local estar contaminado com risco biológico:

  • Locais de crime:

Após um crime violento, como um homicídio ou uma agressão, onde estão presentes fluidos corporais e o ambiente apresenta um elevado risco de contaminação.

  • Decomposição humana ou animal: 

É um local onde existe a presença de diversos microrganismos, tais como vírus, bactérias ou fungos, sendo um local considerado de elevado risco biológico.

  • Caso de acidentes ou traumas:

Após acidentes ou incidentes traumáticos, em que estejam presentes fluidos corporais, como sangue ou vómito.

  • Surtos de doenças infeciosas:

Em situações em que existe o risco de propagação de doenças infeciosas, como durante uma pandemia ou um surto de uma doença altamente contagiosa. A limpeza profissional de risco biológico é necessária para minimizar a propagação de agentes patogénicos.

  • Instalações médicas e estabelecimentos de cuidados de saúde:

Em hospitais, clínicas ou laboratórios e outras instalações de cuidados de saúde para manter um ambiente seguro e higiénico. A limpeza de risco biológico é particularmente necessária em áreas onde existe um maior risco de contaminação, como salas de operações ou unidades de isolamento. Os protocolos de limpeza de risco biológico são seguidos para garantir o manuseamento e eliminação de sangue, fluidos corporais, fezes, urina e vómito.

  • Dejetos de ratos/pombos:

Locais onde existe fezes de ratos ou de pombos que são portadoras de bactérias e fungos, que coloca a todos em risco de contrair uma doença perigosa ou uma doença potencialmente fatal.

  • Acumulação ou condições de vida insalubres:

A limpeza de casos extremos de acumulação ou de condições de vida insalubres, é considerado risco biológico devido à presença de fezes, urina, bens alimentares decompostos ou outros materiais potencialmente perigosos. Muitas vezes são classificados como casos de saúde pública.

A DEATHCLEAN é a única empresa em Portugal licenciada, certificada e legalizada para intervir nos locais contaminados de risco biológico, que garante uma limpeza e desinfeção adequada a cada tipo de situação.

Todos os nossos técnicos são especializados e com uma vasta experiência na limpeza de locais de risco biológico, possuem equipamento de proteção individual adequados, utilizando técnicas e produtos certificados para cada cenário a intervir.

Todo o material contaminado com fluidos corporais deve de ser tratado como resíduo infecioso contaminado de risco biológico. A DEATHCLEAN como empresa especialista na limpeza e desinfeção de locais de risco biológico, encontra-se devidamente autorizada e inscrita na Agência Portuguesa do Ambiente, para efetuar a recolha e transporte dos resíduos perigosos infeciosos, cumprindo com todos os pressupostos legais em vigor.

Saiba mais em : DEATHCLEAN

Consulte mais artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

PALAVRAS-CHAVE: Risco Biológico,  Microrganismos, Perigoso, Doenças, Homicídio, Decomposição Humana, Decomposição Animais, Sangue, Morte, Dejetos Pombos, Dejetos Ratos, Limpeza, Desinfeção, Deathclean.