O que é a Limpeza Pós-Morte?

A morte é um acontecimento doloroso que abala as famílias, amigos e entes queridos. É o tipo de situação em que a simples visão do cenário pode ser uma fonte de choque e de trauma ainda mais forte e marcante do que a própria perda. Infelizmente, a perda de um ente querido também traz consigo certas obrigações, tais como a correta limpeza e desinfeção da casa, bem como a remoção de todo o material contaminado. Este é um processo muito sensível que não é agradável nem fácil de fazer. Quando confrontado com essa situação, é necessário contratar uma empresa especializada e acreditada na limpeza de locais após uma morte (limpeza pós-morte).

Limpeza após a morte: uma tarefa muito especial

O luto é um processo longo e doloroso. Limpar um local que contém vestígios dos últimos segundos da vida do seu ente querido só vai gerar mais dor e trauma. É por isso que é necessário procurar ajuda especializada para esta tarefa. Não só pelo trauma causado como também para cumprimento de todas as obrigações legais inerentes a estas particulares situações.

Os procedimentos de limpeza que terão de ser aplicados dependerão muito da causa e do tempo decorrido desde a morte, do estado do local, do tipo de evento que originou a morte (suicídios, homicídios, mortes naturais, acidentes), etc. Possivelmente se está a ler este artigo, talvez esteja a passar por uma situação semelhante, onde recomendamos vivamente que contacte uma empresa especializada em limpeza pós-morte, como a DEATHCLEAN . Em qualquer caso, tudo deve de iniciar com uma operação de limpeza, de seleção e recolha dos objetos contaminados. Todas as superfícies afetadas deverão ser limpas de qualquer sujidade e vestígios que possam conter. Nos casos em que o corpo entra em decomposição, será essencial utilizar produtos profissionais e certificados para combater a proliferação de odores causados pela putrefação do corpo, bem como para a eliminação de todos os agentes biológicos existentes.

Na verdade, após a morte, em situações em que o corpo entra em decomposição, os tecidos do corpo entram numa fase de decomposição marcada pela libertação de uma grande quantidade de gases, representando assim um perigo para os humanos, daí a necessidade de contactar uma empresa especializada, que garanta a correta desinfeção e desodorização do ar e das superfícies.

As medidas a tomar

A limpeza após a morte é uma tarefa muito sensível, tanto de um ponto de vista moral como de saúde.

Os trabalhadores encarregues de realizar a tarefa de limpeza desses locais pós-morte, também terão de estar devidamente protegidos . Fatos de proteção a riscos biológicos, máscaras filtrantes, luvas, óculos ou viseiras de proteção ocular, nenhuma medida será demasiada para os proteger dos riscos presentes.

Aqui falámos um pouco do que se trata a limpeza após a morte ou limpeza pós-morte. Recomendamos vivamente que recorra a uma empresa especializada como a DEATHCLEAN para resolver e tratar desses locais contaminados onde teve lugar uma morte. Ser executado pelos familiares ou amigos, ou qualquer outra pessoa sem conhecimento e a devida preparação psicológica ou física, é não só demasiado difícil emocionalmente, mas também e acima de tudo muito perigoso para a saúde. Nem deverá ser uma opção a considerar.

Saiba mais em: DEATHCLEAN
Consulte os nossos anteriores artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

Atendimento Nacional 24H

Delegação Norte – (+351) 220 421 516 | Delegação Centro – (+351) 210 450 903 | Delegação Sul – (+351) 265 240 994

PALAVRAS-CHAVE: Morte; Trauma; Doenças; Limpeza; Desinfeção; Deathclean; Descontaminação; Risco Biológico; Microrganismos; Suicídio; Homicídio, Mortes Acidentais, Crime, Decomposição, Após Morte, Sangue