DEATHCLEAN – Ocorreu uma Inundação por Água de Esgoto? Saiba Porque não deve Limpar!

É importante estar informado e perceber que as inundações por água de esgoto são um problema crítico que tem de ser tratado imediatamente.

As inundações proporcionam condições ideais para que o bolor se desenvolva, uma vez que apenas necessita de humidade, material orgânico e temperatura favorável. O que é pior é que pode crescer dentro de apenas 24 a 48 horas, após o incidente.

Os danos causados pela água são uma questão progressiva, por isso, quanto mais tempo se espera para resolver este problema, maiores são os danos.

Quais os riscos presentes nos locais contaminados por água de esgoto?

A água de esgoto é classificada pela literatura como “água negra”, proveniente da descarga efetuada nos sanitários, ou seja, tem uma mistura de água com urina e fezes. A limpeza de locais contaminados por estas águas envolve vários riscos, dos quais a maior parte dos cidadãos desconhece.

A “água negra” contém diversos microrganismos (vírus, bactérias e fungos) e a limpeza deve ser realizada por uma empresa especializada que irá garantir a segurança do espaço, visto que pode contrair uma dúzia de doenças, tais como hepatite A, encefalite, febre tifoide, cólera ou vários tipos de gastroenterites como por exemplo a salmonelose.

Após a inundação deveremos preocupar-nos com o excesso de humidade que fica, assim como a qualidade do ar interior, por três razões:

  1. Microrganismos que estão presentes na água de esgoto, penetram profundamente em vários materiais e objetos, sendo mais tarde libertados no ar ou na água. Este contacto direto com o ar e a água prejudica a sua saúde contraindo assim doenças;
  2. Mantendo o espaço húmido, assim como os objetos contaminados dentro da habitação, contribuirá para o crescimento excessivo de microrganismos, ficando estes sempre presentes;
  3. A presença constante da humidade não tratada, a longo prazo, pode fomentar o crescimento de ácaros, que são os principais causadores de reações alérgicas e asma.

Quem pode resolver estes problemas?

A limpeza e desinfeção de locais contaminados com águas residuais (esgotos) carece de ser realizada por profissionais experientes nesta área.

A DEATHCLEAN  efetua a limpeza e desinfeção destes locais, sendo a única em Portugal habilitada e legalizada para restaurar e colocar em segurança o espaço, após ocorrer este evento. Detém de técnicos profissionais e formados na área do risco biológico, utilizando equipamento de proteção individual, assim como produtos e máquinas especializados e adequados. Segue procedimentos de segurança e técnicas de remediação padrão que cidadãos comuns ou empresas de limpeza banais normalmente não têm acesso.

Contrate uma empresa especializada caso contrário estará a colocar-se em risco comprometendo também a segurança da sua habitação!

Toda a água que ficou parada no local deve ser imediatamente limpa, este procedimento, diminuirá o risco de contrair doenças assim como os danos estruturais da sua habitação.

Além da limpeza das águas paradas é necessário rapidamente remover todos os materiais contaminados e reduzir a humidade do espaço. A humidade pode trazer sérios problemas a longo prazo para a sua saúde. As águas paradas infiltram-se nos materiais, deixam os objetos húmidos, e tornam-se ambientes onde rapidamente se reproduzem microrganismos (vírus, bactérias e fungos). Podem causar doenças e até desencadear reações alérgicas e vão continuar a danificar materiais, durante algum tempo, após a inundação.

Todos os têxteis, móveis, paredes, ficarão comprometidos caso não seja feita uma intervenção rápida e adequada.

A restauração de espaços contaminados com água de esgoto é um valente desafio, apresentando diversas dificuldades que só profissionais experientes saberão resolver, nomeadamente perceber o nível de contaminação provocado pela infiltração. Este rastreamento não é fácil de ser efetuado por pessoas não especializadas nesta área, pondo em causa a saúde de quem usufrui do espaço, e no futuro poderá desencadear outros problemas mais graves e vir a prejudicar não só a sua saúde como igualmente a sua carteira.

Resumidamente o que os profissionais nesta área devem fazer para restaurar a sua habitação e colocá-la em segurança?

  1. Identificar todas as zonas afetadas sinalizando tudo o que é necessário remover;
  2. Limpar a água contaminada e remover os detritos;
  3. Remover, se necessário, pavimentos, aduelas, portas que estejam danificadas;
  4. Remover todo o recheio que ficou contaminado pelas águas;
  5. Utilizar desumidificadores industriais e próprios para este tipo de águas, assim como purificadores de ar para acelerar o processo de secagem;
  6. Utilizar desinfetantes adequados para eliminar a contaminação e tornando o espaço seguro;
  7. Empregar procedimentos e técnicas especificas para garantir a eliminação dos microrganismos por forma a preservar infraestruturas e bens.

Saiba mais em : DEATHCLEAN

Consulte os nossos anteriores artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

PALAVRAS-CHAVE: DEATHCLEAN; Microrganismos; Água Negra; Águas Residuais; Esgotos; Fezes; Risco; Risco Biológico; Limpeza; Desinfeção.