Quais os fatores que afetam a decomposição humana?

A decomposição corporal inicia-se no momento em que uma pessoa morre. Nesse momento, as bactérias que se encontram nos intestinos e pâncreas de um ser humano são privadas dos nutrientes fornecidos através da corrente sanguínea. Quando isto ocorre, as bactérias voltam-se para os órgãos que habitam para se alimentarem.

Em poucos dias, os intestinos e o pâncreas são consumidos pelas bactérias. Os órgãos desintegram-se e quando isto ocorre, o resto do corpo é inundado pelas bactérias. As bactérias começam a consumir os outros órgãos do corpo e é nesta fase que o corpo começa a apresentar indícios de decomposição.

Quais os fatores que afetam o processo de decomposição?

Existem 13 fatores-chave, que têm um impacto na taxa de decomposição humana, começando pelos mais importantes e terminando com os menos significativos, estes são:

  • Temperatura

O fator mais significativo é a temperatura ambiente. Quanto mais alta for a temperatura mais rapidamente ocorre a decomposição. Portanto, um corpo seco não se decompõe de maneira eficiente.

  • Disponibilidade de Oxigénio

A disponibilidade de oxigénio faz com que o processo de decomposição avance. A isto chama-se decomposição aeróbica. A decomposição aeróbica (decomposição com oxigénio) é tipicamente um processo mais rápido, dependendo também de outros fatores associados.

  • Embalsamento

O embalsamento não estanca o processo de decomposição, no entanto, torna o processo de decomposição mais lento.

  • Causa da Morte

A causa da morte pode ter um impacto na taxa de decomposição. Por exemplo, uma morte violenta que resulte em fissuras ou traumas na pele, pode resultar num processo de decomposição mais rápido. Um corpo doente, também pode vir a decompor-se mais rapidamente.

  • Condições de Sepultamento

A forma como o cadáver é enterrado tem também um impacto direto na taxa de decomposição. Por exemplo um enterro verde (debaixo de terra) é concebido no sentido de facilitar a decomposição rápida do corpo. Um corpo morto colocado num jazigo, com um caixão de metal ou madeira dura, irá decompor-se mais lentamente.

  • Insectos

Os insectos e animais podem desempenham um papel significativo no processo de decomposição. A decomposição acelera quando os animais e insectos, preferencialmente a mosca, têm acesso ao corpo.

  • Trauma

Um corpo que sofreu violência antes da sua morte, ficando a pele com fissuras ou lágrimas, pode decompor-se mais rapidamente.

  • Humidade

A humidade ajuda no crescimento de microorganismos ou germes que decompõem a matéria orgânica. Um ambiente mais húmido acelera a decomposição humana, quando a mesma se encontra em fase inicial, no entanto na fase final de esqueletização, o ambiente mais húmido tende a abrandar o processo de decomposição.

  • Chuva

A precipitação, assim como a humidade, acelera o processo de decomposição na fase inicial, no entanto na fase de esqueletização tende a abrandar.

  • Tamanho e Peso do Cadáver

Quanto maior for o corpo e mais pesado, mais lenta é a decomposição. Concluindo-se que corpos mais leves e pequenos, decompõem-se mais depressa.

  • Vestuário

O vestuário pode resultar num abrandamento do processo de decomposição em alguns casos, visto que o mesmo protege o cadáver de certos elementos.

  • Superfície Sobre a qual o Corpo Morreu

Está provado que um corpo morto sobre a matéria orgânica (diretamente no solo), decompõem-se mais facilmente, do que por exemplo um cadáver colocado dentro de um caixão de metal ou madeira dura.

  • Alimentos no Trato Digestivo

Os alimentos podem ter um ligeiro impacto na taxa de decomposição global do corpo. Por exemplo, alimentos mais ricos em proteínas, como a carne, podem acelerar um pouco a fase inicial de decomposição.

Esta análise resume os fatores primários que influenciam a decomposição. Estes fatores não têm impacto sobre a taxa de decomposição isoladamente. Pelo contrário, interrelacionam-se uns com os outros, resultando numa taxa de decomposição única para um cadáver individual.

Saiba mais sobre o nosso serviço em: DEATHCLEAN
Consulte os nossos anteriores artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

PALAVRAS-CHAVE: Decomposição corporal; Cadáver; Morte; Sangue; Pós-morte; Putrefação; Desinfeção; Deathclean.