Quais os perigos existentes nos dejetos de pombos para a nossa saúde?

Estudos sugerem que existem mais de 60 doenças, provenientes de infeções de microrganismos, que os dejetos, fezes ou excrementos de pombos possuem. O problema é especialmente preocupante em áreas residenciais, já que muitas partículas contaminadas, oriundas dos dejetos dos pombos, são transportadas pelo ar e assim transferidas para os humanos, muito devido por estarem ao redor desses dejetos ou numa tentativa de limpeza sem proteção.

Respirar as partículas e/ou poeiras contaminadas ou gotículas de água, contendo dejetos de pombos, pode originar várias doenças e infeções, onde destacamos as duas mais perigosas que podem levar à morte:

  • A Histoplasmose é uma doença respiratória que pode ser fatal. É uma doença infeciosa, provocada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que prolifera nos dejetos, fezes secas dos pombos e de outras aves. Ocorre principalmente nos pulmões, mas em certas ocasiões pode se espalhar por todo o corpo. A histoplasmose é adquirida pela inalação de esporos do fungo, presentes na poeira contaminada proveniente dos dejetos/fezes dos pombos.
  • A Criptococose é uma infeção provocada pelo fungo Cryptococcus neoformans ou Cryptococcus gattii, é causada quando as pessoas inalam os esporos do fungo existente nos dejetos contaminados de pombos e normalmente afeta os pulmões. A infeção dissemina-se, de modo comum, para o cérebro e tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal, resultando em meningite, originando assim risco de vida.

É recomendável que contrate empresas certificadas como a DEATHCLEAN, com técnicos especializados para a remoção, limpeza e desinfeção dos locais onde estejam presentes dejetos, fezes e excrementos de pombos, evitando assim a sua contaminação, na tentativa de limpeza ou a contaminação de terceiros pela inalação de partículas contaminadas, provenientes desses dejetos.

Não coloque a sua saúde em risco! Proteja-se, seja responsável e não tente limpar locais contaminados.

Saiba mais em: DEATHCLEAN
Consulte os nossos anteriores artigos: Artigos DEATHCLEAN Blog

PALAVRAS-CHAVE: Dejetos; Pombos; Doenças; Limpeza; Desinfeção; Deathclean; Descontaminação; Desinfestação; Risco biológico; Fezes, Microrganismos